segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PF japonês



Enquanto esprememos porpetas junto com purê de batatas, ou tentamos enfiar aquele charuto em meio ao arroz com feijão pra caber tudo no PF sem derramar, é bom lembrar do perfeccionismo japonês.

Enquanto assistimos à Gracyellen Giovana chorando, berrando, esgoelando e esparramando arroz pela casa inteira porque não quer comer brócolis nem cenoura, lembremos que existe um paraíso prometido às mães de crianças birrentas. E também do perfeccionismo japonês.

Sim, eles sabem preparar um PF com classe, elegância e disaine. Eles sabem como fazer suas crianças comerem sem dar um pio e sabe como? Com esses pratos feitos, chamados de Bentô que devem dar um trabalhão do cacete pra serem feitos. 

Mas olha se não é a coisa mais linda:








Quer preparar um Bentô para a criançada? Então olha o passo a passo que encontramos no Wiki How:


COMO FAZER UM BENTÔ


  1. Divida a refeição proporcionalmente. Ao preparar o bento, existem duas maneiras básicas de dividir a comida. Você pode:
    • Usar 4 partes de arroz, 3 partes de acompanhamento, 2 partes de vegetais, e 1 parte sobremesa (ou outra coisa).
    • *Ao invés do arroz, você pode usar sushi, onigiri (bolinho de arroz). Você pode usar outros tipos de arroz, risoto ou até macarrão.
    • * O acompanhamento deve ser alguma fonte de proteína, como um bife, galinha, peixe ou outra carne. Ela pode ser grelhada, empanada, frita e por aí vai. Para um bento vegetariano, tente alguns tipos de grãos, como a soja.
    • *Repolho picado com um molho leve é bem popular. Vegetais picados ou até uma salada de batatas podem ser usados.
  2. Consiga uma lancheira de bento, que já vem dividida em compartimentos seguindo a proporção tradicional d bento. Você pode encontrar uma em lojas especializadas em produtos orientais. No japão as porções de comida são menores que no ocidente, o que pode ser bom para uma dieta de restrição alimentar ou ruim, dependendo da sua vontade. Se não conseguir encontrar uma lancheira de bento, você pode improvisar usando uma vasilha quadrada com tampa, arrumando a comida de maneira criativa. Formas de muffins e bolinhos são bons compartimentos.
  3. Escolha alimentos bem coloridos. Quanto mais sólida e forte a cor, maior o impacto visual do bento, e mais nutritivos são os alimentos (pelo menos no que toca os vegetais). Arroz branco, ovos cozidos inteiros e queijos podem dar um bom contraste no seu bento, ainda mais quando ao lado de alimentos verdes, vermelhos e outras cores fortes.
  4. Coloque a comida de modo organizado. Isto vai impedir que a comida mude de lugar dentro da lancheira. A primeira coisa a entrar deve ser o arroz (ou seu substituto), seguidos de alimentos que sejam pouco flexíveis (como uma coxa de galinha). Adicione os itens flexíveis, como a salada de batata ou as verduras. Por último, adicione os itens que irão preencher os espaços, que devem ser pequenos e resistentes.
  5. Faça desenhos e texturas com a comida. Você pode decorar de acordo com um tema.
    • Mantenha as bordas entre os alimentos bem definidas. Contrastes de cores e texturas devem estar ao lado uns dos outros, mas os similares devem estar separados. Tome cuidado para não misturar sabores contrários (não coloque arroz frito perto dos doces).
    • Faça rostos de animais ou outras figuras com a comida. Duas fatias de um ovo cozido com um pouco de páprica no meio fazem um bonito par de olhos.
    • Borrife temperos e adicione uma guarnição para dar ênfase ao centro de uma seção de comida.
    • Corte frutas, vegetais em formatos como estrelas, corações, com cortadores de biscoitos.
    • Coloque molhos e outros lanches soltos em recipientes divertidos. Existem muitas garrafinhas de molho reutilizáveis que são feitas especialmente para bento.


Dicas

  • Dedique tempo a fazer o bento. Não é algo a ser feito de modo apressado. O que faz esta técnica única é o tempo e dedicação investidos em criar uma refeição balanceada e bonita, que agrada aos olhos enquanto é comida.
  • Usar uma proporção fixa entre os alimentos vai ajudar a manter uma refeição nutritiva, pois vai impedir que coloque em excesso de um dado alimento.
  • Se o arroz for um ingrediente comum em seu bento, talvez valha a pena comprar uma máquina de arrozcom um timer, para que o arroz esteja prontinho na hora de montar o bento. Arroz dormido não é tão bom quanto o recém cozinhado.
  • Carne ou vegetais fritos devem ser colocados sobre uma camada absorvente de repolho picado ou arroz, para absorver o excesso de óleo.
  • Deixe a comida esfriar antes de fechar o bento. Ou o vapor vai condensar dentro da lancheira e ensopar a comida.



Vi aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

Marisa Watanabe disse...

Os bentôs que minha mãe e minha avó faziam não eram tão bonitinhos assim. Mas não devem nada em relação ao sabor.
Ai que saudade!

Ju Beltramini disse...

Oba! É o cardápio da próxima Confarinha? Sob supervisão da Zizica? Hummm... gostei! E adivinha se não vou fazer td isso pro meu Bento! rs! Valeu pela dica edificante......... BJu!