sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Afinal, o que é tremoço?

 

tremoço

Assim como o chester, ave natalina que nunca vimos viva cacarejando por aí, também nunca vimos um pé de tremoço. Aliás, sequer sabíamos de onde vem, como vive, pra onde vai esse representante legítimo da botecagem vadia, herança dos portugueses.

Pois foi na escola da vida chamada Google que descobrimos mais esse segredo da humanidade e viemos dividir esse naco de conhecimento aqui.

O tremoço é a semente do tremoceiro, é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e, espantem-se, é um petisco com super poderes nutricionais capaz de ajudar até a emagrecer. Olha só:

tremoço3

- tem três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca

- altas quantidades de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ômega 3 e 6), ferro e fibras.

- tem três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e tem a capacidade de reter o colesterol no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes.

- ajuda a controlar o índice glicêmico por causa do teor em amido reduzido

- reduz o apetite, ajudando no controle da obesidade

- tem baixas calorias, seis vezes menos do que petiscos como batata-frita ou amendoim

- também é um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos pela grande quantidade de cálcio

- além disso, suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.

planta de tremoço

Planta do tremoço

Outra curiosidade sobre o tremoço é que ele não pode ser consumido cru, porque contém a substância alcalóide lupanina, que lhe dá um sabor amargo e é extremamente tóxica. Ele tem que ser cozido e colocado de molho em água salgada. Por isso só vendem o tremoço em conserva.

Por ser muito rico em gorduras, o tremoço já foi até usado para produzir sorvete para consumidores intolerantes à lactose. o_O Já é usado como fungicida na agricultura e também há pesquisas para o desenvolvimento de embutidos sem proteína vegetal, como salsichas. Mais informações sobre essas aplicações aqui.

Mas é melhor por enquanto combinar com uma cervejinha, né?

Fonte