segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sopa de Bóbra

Apesar deste clima desértico que nos envolve em um abraço fraterno todos os dias aqui em Ribeirão, a noite ainda nos permite comer algo mais sustancioso. Então porque não fazer uma sopa de bóbra numa dessas noites?

Além de encorpada, é nutritiva e o melhor de tudo: essa receita rende umas oitocentas e trinta porções, ou seja, você tem almoço e janta garantidos por mais uns dois dias.

E não venha com mimimi de que é difícil de fazer porque com o advento da tecnologia alimentícia já nos é possível comprar abóboras descascadas e (pasmem) cortadas no varejão.

Então vamos à receita:

Sopa de bóbra (ilustrada para melhor compreensão)
- 1 kg de bróbora
- 100 g de bacon
- 1 cebola picadinha beeeeeeeeem pequenininha
- 2 dentes de alhos
- 2 colheres sopa de manteiga
- parmesão ralado
- sal e pimenta a gosto


Modo de fazer
No caso de você prezar seriamente pela cozinha vintage e comprar uma abóbora inteira, é bom descascá-la e cortá-la em pedaços pequenos.

Bote a bóbra pra ferver. É importante você deixar ela no fogo por bastante tempo, até ficar quase desmanchando. Pode ir tomar um banho, ou acabar de ver a novela.




Depois de lembrar que a bóbra tava no fogo, arranje uma táuba pra picar o alho, a cebola e o bacon. E ah, tome muito cuidado com o sal. O bacon já é salgado pá porra.




Daí, em outra panela, você vai refogar todas as outras coisas na manteiga. Deixa o bacon ficar douradinho e a cebola transparente. Porque manteiga ao invés de óleo ou azeite? Porque era o que tinha aqui em casa. É a crise promovendo a inovação.



Quando a bóbra estiver bem molinha, você escorre ela e amassa com um garfo. Depois joga tudo na segunda panela junto com as outras coisas. Você pode colocar um copo de água, se não gostar de sopa grossa. Como nós gostamos do grosso, não teve água. Deixa ferver por uns 15 minutos e voilà! É só botar parmesão por cima, esquentar um pãozinho no forno e morrer de amor.




*Aprendi a fazer essa receita quando morei fora com uma amiga que era chef de cozinha (a Dani Poli). Abóbora era o que tinha de mais barato no supermercado e  esse era um bom jeito de enganar os aprazíveis 5 graus negativos.


Se resolver fazer em casa, conte como ficou!

Um comentário:

Cris Menegussi disse...

eu tb prefiro o grosso..... \o/
adoro sopa e de abóbora então com vinagre...huuummm