terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sorvete de cerveja: como fazer

Sim, é possível que muitos de vocês já tenham procurado a receita desta iguaria e hoje trazemos esta maravilha da cozinha contemporânea (HA-HA). 

Se o nosso chef Gabriel Nogueira quiser tentar fazer, nós nos disponibilizamos para a degustação, sob qualquer risco de derrame ou AVC. 



Então vamos à receita do SORVETE DE HEINEKEN.

Ingredientes
8 gemas de ovos
1 xícara de açúcar cristal
½ litro de creme de leite
1 ½ litros de leite integral
300 ml de cerveja Heineken
5 bagas de zimbro secas (não sabe o que é isso?)
1 folha de louro
1 máquina de fazer sorvete

Modo de fazer
Misture as gemas e o açúcar em uma tigela grande. À parte, misture o creme de leite e o leite em uma panela grande e leve para ferver rapidamente, mexendo sempre. Retire do fogo.

Lentamente, junte as duas misturas,  mexendo constantemente. Despeje a mistura temperada de volta ao pote e aqueça em fogo baixo. Quando o creme atingir a consistência de creme Anglaise, retire do calor e coloque em banho de gelo. (tipo um banho maria, só que de gelo).

Adicione a cerveja, as bagas de zimbro e a folha de louro no creme. Tampe a panela com filme plástico e deixe descansar por 2 horas. Colocar a mistura numa máquina de sorvete de acordo com instruções do fabricante. E está ótemo.




A receita é do chef Joel Antunes, publicada aqui. Mas em São Paulo também existe um restaurante que serve Sorvete de Guiness. É o Drake's Bar & Deck (Rua Tucambira, 163 - Pinheiros.
(11) 3812-4477)

Nenhum comentário: