quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Meu reino por uma coxinha

Se existe algo mais bonito nesse mundo do que uma coxinha, por favor me avisem porque ainda não identifiquei nada que faça brilhar meus olhos tanto quanto uma coxinha bem douradinha. E pode ser de qualquer tamanho, no entanto as the best evah são as de festa de criança. Sei lá, fetiche. 


Mas como somos bem interessados na história da baixa gastronomia, vamos tentar desvendar o segredo que originou essa preciosidade que nos saúda em botecos, festas e até em restaurantes de garbo. 

Brasileira ou gringa?

Uma das versões sobre o nascimento da coxinha diz que ela surgiu em Limeira-SP. Na época lá dos império, diz a história que o filho da Princesa Isabel e do Conde D'Eu era deficiente mental e tinha fixação por alguns alimentos, como por exemplo coxas de frango. Um belo dia, a cozinheira da realeza sacou que não tinha mais coxas no frango que havia sobrado e enquanto isso o menino berrava desesperado esperando a sua parte.
A cozinheira então moeu o resto do frango e moldou em forma de coxa para que o menino pudesse comer sossegado. Não é uma história linda?

Uma segunda versão aponta que a coxinha é uma modificação genética dos famosos croquetes europeus, sendo possível que o recheio tenha sido incorporado pelos franceses. 

A melhor de todas <3
Mas como o que interessa é comer, aqui está o link das Famosas Coxinhas Douradas de Buenos de Andrada, consideradas a melhor do Brasil (custam R$1,80). Não sei onde fica essa cidade mas é aqui do ladinho de Ribeirão, então, em breve, a Confarinha deve partir pra uma visitinha. =) 

E olha que culta a história dessa coxinha: tudo começou com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, que é de Araraquara (aqui pertinho também). Numa de suas visitas a sua cidade natal, ele passou ali pela cidedezinha de 2 mil habitantes, comeu as coxinhas e falou delas numa crônica publicada no Estadão há 20 anos!

Quem vai com a gente na caravana de Ribeirão Pre-toooooooo OEEEEE????

Magnífico estudo feito pelo Morróida

Um comentário:

Fer disse...

hummm adoro coxinha!! A melhor na minha opinião é do Vila Dionisio...ai que fome