terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bolo de caneca



Primeiro de tudo, vamos já agradecendo à Juliana Coissi (repórter da Folha de SP) que nos enviou essa sugestão por email. Muito provavelmente ela não deve ter muito tempo para cozinhar e prefere coisinhas rápidas e fáceis de fazer, como este Bolo de Caneca.

O Bolo de Caneca é uma ótima pedida para aqueles dias de larica, em que você poderia matar a sua mãe em troca daquela coisa que você está com vontade de comer mas não sabe o que é, mas por outro lado não está afim de bater um bolo e esperar eternamente para comer. (haja visto que bolo quente dá diarréia).

Então, vamos à receita dessas belezinhas que ficam prontas em poucos minutos e você não precisa dividir com ninguém. Aqui colocamos duas opções: uma doce e outra salgada.





Bolo de chocolate de Caneca

Ingredientes
2 canecas com capacidade de 150 ml 
1 gema 
6 colheres (sopa) de leite condensado 
1 colher (sopa) de manteiga 
1 colher (sopa) de leite 
2 colheres (sopa) de chocolate em pó 
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada 
1 colher (café) de fermento químico 
1 clara batida em neve 
Cobertura: Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto. Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a manteiga, o leite e o chocolate em pó. Bata com batedor de arame vigorosamente por três minutos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem. Junte a clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza. 

Modo de fazer
Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180 graus em forno preaquecido. Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos em potência máxima bastam. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate. Decore como quiser. 

Caneca de pão de queijo

Ingredientes
1 ovo pequeno 
4 colheres (sopa) de leite 
3 colheres (sopa) de oléo 
1 pitada de sal 
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 
4  colheres (sopa) de polvilho azedo 
1 colher (café) de fermento em pó 
margarina para untar 

Modo de preparo: 
Bata todos os ingredientes no liquidificador, e unte a caneca com margarina, coloque esta mistura até a metade da altura da caneca e leve no microondas por 3 minutos em potência media retire e polvilhe o queijo parmesão para decorar. 
Rendimento: 2 canecas

Um comentário:

Marisa Watanabe disse...

Não presto nem pra fazer esses "trem" na caneca. Já tentei e saiu horrível! kkkkk...